Para financiar um imóvel pelo minha casa minha vida, existem diversas opções. Atualmente o programa foi dividido em faixas de renda que permitem os usuários financiamento de imóvel de acordo com a renda familiar.
Quando falamos de renda familiar, essa é a primeira dúvida que ocorre quando inicia a busca pela casa própria, visto que a maioria dos casos, o titular do financiamento não sabe que a renda familiar pode ser composta para conseguir parcelar seu imóvel. A maioria dos bancos costuma aceitar financiamento para até 3 pessoas no mesmo documento. Ou seja, mesmo que a renda individual seja incompatível, a família pode incluir filhos, marido, esposa para conseguir ter compatibilidade de renda e conseguir seu financiamento habitacional.
O banco irá analisar a documentação dos integrantes familiar, de acordo com a idade e o valor da pretenção do financiamento e irá dividir proporcionalmente pelo tempo de financiamento previsto que pode chegar até 420 meses dependendo do banco a ser solicitado.
Outra grande dúvida, que a maioria possui é que existem muitos programas do governo para habitação popular, mas também há diversas empresas construtoras que possuem o sistema habitacional do minha casa minha vida e pode solicitar o financiamento direto com a Caixa Econômica Federal.
Nesse caso, para conseguir financiar por exemplo um apartamento pelo sistema de financiamento, não é necessário solicitar diretamente na caixa como um empréstimo pesssoal, basta ir direto no stand de vendas do empreendimento desejado e pedir informações. Normalmente as construtoras possuem corretores que irão levantar essa documentação e avaliar junto com a Caixa. Algumas empresas são correspondentes da CEF pelo Minha Casa Minha Vida e poderão avaliar junto com o banco a simulação do financiamento para apresentar ao proponente de compra a possibilidade de conseguir adquirir. Normalmente a CEF financia até 90% do imóvel e o restante é feito através de uma entrada e parcelamento direto com a construtora no dia da venda.
A vantagem do empreendimento novo é que possuem muitas facilidades de compra, além de toda a documentação ser feita direto pela construtora, o que facilita na aquisição direto pela caixa.
No entanto, ainda há diversas outras opções de financiamento disponíveis em outros bancos, aos quais você pode comparar de acordo com o valor do imóvel. É sempre importante comparar as taxas pois elas podem variar bastante de banco para banco.
Outro ponto importante é que apenas a CEF faz o sistema de crédito habitacional do Minha Casa Minha Vida, para outros programas é ideal procurar outros bancos para comparar as menores taxas em relação ao tipo de imóvel desejado.
Para fazer uma simulação de taxas habitacionais, clique aqui!